Uma visão de Relações Públicas (reflexões de uma manhã de domingo).
Por Ilza Araújo.
Atividade que hoje tem um perfil enfraquecido, desconhecido no mundo empresarial, e uma importância fundamental num momento em que a comunicação ultrapassa as fronteiras, Relações Públicas ampliam os universos e permitem que profissionais e empresas transitem em seus espaços e conquistem outros.
A atuação do profissional de relações públicas precisa ser mais conhecida e propagada. Uma empresa que tenha visão estratégica da comunicação encontra as soluções e abre os caminhos de forma contínua sob a ótica que o relações-públicas é habilitado para compor.
A capacidade de planejar, comunicar identificando o modo e o entendimento de cada público, canalizar a comunicação da empresa de forma global e individualizada, recepcionar dando a cada um a necessária atenção e percepção daquilo que a empresa pode e deve oferecer, são funções típicas de um profissional de Relações Públicas. Estão, no entanto, dispersas, vinculadas a "n" ações e não a um todo.
A grande habilidade para a qual o profissional é preparado - a capacidade de pensar a empresa olhando o seu objetivo principal e as diversas formas viáveis para alcançá-lo - faz parte de um escopo maior: o da comunicação organizacional.
Pensar a empresa só pelo seu lado comercial, por onde se dão os negócios, é típico do empresário. Pensar a empresa só pelo viés da capacitação dos profissionais, pelas competências de cada um, faz parte da missão do administrador dos recursos humanos. Pensar a empresa pelo ângulo da tecnologia e da utilização de novas ferramentas informacionais é o foco da área de tecnologia. Já o relações-públicas bem formado congrega um pouco de cada uma dessas visões.
Assim, deixo com vocês a minha inspiração hoje... trabalhar a difusão da atividade de Relações Públicas de forma cada vez mais ampla e direta, falando com todos e para todos, com os recursos que estiverem ao nosso alcance.
Hoje fiquei percorrendo, no YouTube, inúmeros vídeos sobre este tema.
Alguns apresentam de forma simples e direta aquilo que defendo: (http://www.youtube.com/watch?v=AiVnZEXg6Eo).
Este, para estudantes, tanto de nível médio quanto de nível superior: http://www.youtube.com/watch?v=MiH7eC6_Sek&feature=endscreen&NR=1).
"Senhores empresários, aqui estamos nós, relações-públicas. Podemos e queremos colocar a sua empresa entre as melhores".
E, para finalizar, assessoria de comunicação não é "o" item. É "um dos itens" dentre as nossas múltiplas ações e responsabilidades. Com um olhar mais amplo, verificamos que a chamada "assessoria de imprensa" e até mesmo a supervisão de uma campanha publicitária são ações que deveriam estar alinhadas a um plano maior - um planejamento de Relações Públicas - numa comunicação estratégica corporativa que dará a empresa o tão sonhado "perfil global".