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segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Uma visão de Relações Públicas.

Uma visão de Relações Públicas (reflexões de uma manhã de domingo).

Por Ilza Araújo.

Atividade que hoje tem um perfil enfraquecido, desconhecido no mundo empresarial, e uma importância fundamental num momento em que a comunicação ultrapassa as fronteiras, Relações Públicas ampliam os universos e permitem que profissionais e empresas transitem em seus espaços e conquistem outros.

A atuação do profissional de relações públicas precisa ser mais conhecida e propagada. Uma empresa que tenha visão estratégica da comunicação encontra as soluções e abre os caminhos de forma contínua sob a ótica que o relações-públicas é habilitado para compor.

A capacidade de planejar, comunicar identificando o modo e o entendimento de cada público, canalizar a comunicação da empresa de forma global e individualizada, recepcionar dando a cada um a necessária atenção e percepção daquilo que a empresa pode e deve oferecer, são funções típicas de um profissional de Relações Públicas. Estão, no entanto, dispersas, vinculadas a "n" ações e não a um todo.

A grande habilidade para a qual o profissional é preparado - a capacidade de pensar a empresa olhando o seu objetivo principal e as diversas formas viáveis para alcançá-lo - faz parte de um escopo maior: o da comunicação organizacional.

Pensar a empresa só pelo seu lado comercial, por onde se dão os negócios, é típico do empresário. Pensar a empresa só pelo viés da capacitação dos profissionais, pelas competências de cada um, faz parte da missão do administrador dos recursos humanos. Pensar a empresa pelo ângulo da tecnologia e da utilização de novas ferramentas informacionais é o foco da área de tecnologia. Já o relações-públicas bem formado congrega um pouco de cada uma dessas visões.

Assim, deixo com vocês a minha inspiração hoje... trabalhar a difusão da atividade de Relações Públicas de forma cada vez mais ampla e direta, falando com todos e para todos, com os recursos que estiverem ao nosso alcance.

Hoje fiquei percorrendo, no YouTube, inúmeros vídeos sobre este tema. 

Alguns apresentam de forma simples e direta aquilo que defendo: (http://www.youtube.com/watch?v=AiVnZEXg6Eo).

Este, para estudantes, tanto de nível médio quanto de nível superior: http://www.youtube.com/watch?v=MiH7eC6_Sek&feature=endscreen&NR=1).

"Senhores empresários, aqui estamos nós, relações-públicas. Podemos e queremos colocar a sua empresa entre as melhores".

E, para finalizar, assessoria de comunicação não é "o" item. É "um dos itens" dentre as nossas múltiplas ações e responsabilidades. Com um olhar mais amplo, verificamos que a chamada "assessoria de imprensa" e até mesmo a supervisão de uma campanha publicitária são ações que deveriam estar alinhadas a um plano maior - um planejamento de Relações Públicas - numa comunicação estratégica corporativa que dará a empresa o tão sonhado "perfil global".